Lesões em Homens e Mulheres

Segundo Taunton et al, os pacientes foram classificados seguindo um critério de lesões que acontecem na corrida ou durante uma corrida que são:

  • Eles sentem dor ou sintomas durante ou imediatamente após a corrida
  • Eles tinham dor ou sintomas no prazo aproximado de iniciar um programa de corrida
  • A lesão foi relacionada com a execução na corrida
  • A lesão foi significativa o suficiente para forçá-los a parar de correr ou reduzir significativamente a sua quilometragem na corrida e procurar assistência médica.

Do total de 2002 pacientes examinados, 926 (46%) foram homens e 1076 (54%) foram mulheres. A lesão mais comum foi a síndrome da dor patelofemural (331 pacientes), seguido pela síndrome da banda íliotibial (168), fascite plantar (158), lesões no menisco (100) e tendinopatia patelar (96).

Porcentagem de lesões que acometem mais em Homens VS  Mulheres:

  • Fascite plantar (54%/46%)
  • Lesões no menisco (69%/31%)
  • Tendinopatia Patelar (57%/43%)
  • Tendinopatia no tendão calcâneo (58%/42%)
  • Lesões no gastrocnêmio (70%/30%)
  • Lesões nos adutores (68%/32%)
  • Osteoartrite nos joelhos (71%/29%)

Por outro lado, há lesões que acometem mais mulheres que homens:

  • Síndrome da dor patelofemural - PFPS (62%/32%)
  • Síndrome da banda íliotibial - ITBFS (62%/32%)
  • Gluteus medius (76%/24%)
  • Lesões sacroilíacas (91%/9%).

Joelhos Varos são a causa de 32% dos pacientes com  síndrome da dor patelofemural,33% Síndrome da banda íliotibial e 30% de fratura por stress na tíbia. Somente 18% dos casos de fascite plantar e 16% de lesões na coluna estão associados com  o alinhamento do joelho.

Joelhos Valgos representam 29% da Síndrome da dor patelofemural e  27% com tendinopatia patelar. Um quarto destes pacientes com tendinopatia patelar tem o arco do pé baixo.

Segue a baixo uma tabela com as 10 lesões mais comuns, observem a idade, gênero,peso,histórico de atividade e volume por semana

Nesta Tabela as 10 lesões mais comuns, baseando-se na biomecânica, observem os joelhos varos e valgos, tipo de pé

Portanto fiquem atentos aos treinos, ao treinador, respeitem as planilhas.